As orquídeas vegetam em diversos ecossistemas, sendo encontradas em florestas, campos, cerrados, dunas, restingas, tundras e até mesmo em margens de desertos.
São erroneamente chamadas de parasitas. Na realidade, as que vivem sobre troncos, galhos e gravetos são epífitas, terminologia derivada do grego epi (sobre) e phyton (planta), para denominar plantas que vivem sobre outras plantas, sem causar danos ao hospedeiro. Uma orquídea epífita utiliza o galho da árvore apenas como suporte, absorvendo nutrientes que são lavados pela água da chuva e depositados em suas raízes.
Uma significativa parcela das espécies vive em ambientes bem diferentes dos galhos e gravetos das árvores. Muitas vegetam sobre ou entre as rochas (rupícolas e saxícolas), geralmente em pleno sol. Outras são terrestres, encontradas nos solos das matas, campos e até mesmo na areia pura das dunas e restingas. Existem casos raros de orquídeas subterrâneas (saprófitas), plantas aclorofiladas que se alimentam de matéria orgânica em decomposição.
Venham conhecer e participar do mundo fascinante das orquídeas, fiquem a vontade...
Dedico à todos os pais que amam seus filhos: Quero compartilhar com todos, o amor que tenho pelo meu filho e dizer que se vocês têm filhos com aptidões, dons ou talentos, que os mesmos possam ser cultivados, ou sejam, que possam se desenvolver, florescer e dar frutos. Meus agradecimentos a Marcos Bessa (Criador deste) e a todos meus amigos da Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei. Amo vocês.
Ass.: Rose (Meire)
Não tem o Mozilla Firefox? clique aqui, para baixar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário