ESTE SITE É MELHOR VISUALIZADO NO MOZILLA FIREFOX
Luid ama orquídeas: Rega
Venham conhecer e participar do mundo fascinante das orquídeas, fiquem a vontade...

Dedico à todos os pais que amam seus filhos: Quero compartilhar com todos, o amor que tenho pelo meu filho e dizer que se vocês têm filhos com aptidões, dons ou talentos, que os mesmos possam ser cultivados, ou sejam, que possam se desenvolver, florescer e dar frutos. Meus agradecimentos a Marcos Bessa (Criador deste) e a todos meus amigos da Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei. Amo vocês.

Ass.: Rose (Meire)

Não tem o Mozilla Firefox? clique aqui, para baixar.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Rega


AQUÁRIOS complementam a rega por ajudarem a manter os níveis de umidade mais altos. Deixe-os perto de suas orquídeas.


A Rega num orquidário deve ser moderada e você deve estar sempre atento ao nível de umidade no substrato para cultivar com sucesso a sua planta.

Não há uma fórmula única de rega para todas as orquídeas. No entanto, de acordo com o substrato, você pode adotar algum padrão. Em substratos como a casca de madeira ou a piaçaba, a rega pode ser diária, enquanto as plantas em substrato em pó, podem ser regadas semanalmente.

Orquídeas adoram umidade no substrato, mas não toleram água estagnada no fundo do vaso. Por isto, pires ou pratos debaixo do vaso jamais. O substrato da planta deve estar levemente úmido, mas nunca encharcado.

Água acumulada no fundo dos vasos faz raízes da planta apodrecerem, comprometendo fatalmente sua orquídea. O uso de vasos e placas de fibra de coco (ou xaxim) pendurados em 45 graus facilita a drenagem da água, assim como o uso de pedra de brita de até dois centímetros no fundo do vaso.
Regue com maior abundância durante nos dias quentes. Nas estações mais frias, reduza ou interrompa a rega.

Muita umidade também favorece o aparecimento de fungos e nematóides, que têm a capacidade de entrar em dormência por meses ou até anos nos vasos. Daí a predileção do cultivo de orquídeas em locais arejados.

A água deve ser borrifada de preferência no início da manhã, uma vez por semana se a planta estiver em local úmido. O uso de borrifador é o ideal, pois regadores e mangueiras espirram muita água, passando fungos ou vírus de uma planta para outra e removendo os nutrientes.

Muitas orquídeas conseguem retirar parte das suas nescessidades diárias de água de que precisam do ar. Por isto é uma boa idéia manter orquídeas próximas a aquários, que aumentarão sutilmente a umidade do ar.

Em alguns casos, recomenda-se antes da rega levantar o vaso com cuidado e perceber seu peso, para saber se a rega é necessária ou não. Em plantas presas em placas de xaxim as regas costumam ser mais frequentes, visto que o tempo de secagem da placa é mais rápido.

0 comentários:

 

adaptado by MABLOGS - (32) 8813-7017 e-mail: mabsamba@gmail.com